quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Como melhorar sua posição nas buscas do Google e Yahoo



Com a utilização de mecanismos de busca para quase tudo que procuramos, é importante que sua empresa apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Cadê. Como isto é possível?

A maneira mais simples e rápida é recorrer aos links patrocinados. Quando alguém fizer uma pesquisa sobre algum produto ou serviço que você esteja oferecendo, o seu anúncio aparecerá na tela do possível cliente. Desde que bem administrado, é um marketing muito eficaz, direcionado e relativamente efical.

O problema é que a concorrência pode ser grande, dependendo do seu ramo de atuação. Além disso, existem os concorrentes desleais, que clicam em cima dos seus anúncios gerando uma despesa que não vira lucro. O valor do clique unitário varia de R$ 0,20 até R$ 15,00 dependendo do setor. Com uma verba de 1000 a 2000 reais é possível fazer uma campanha publicitária bem eficaz.

Se o seu site está há algum tempo no ar e tiver bom conteúdo nele, é possível que seu website já esteja indexado na pesquisa orgânica. Para aparecer numa boa posição no Google, seu site terá que ser uma autoridade no assunto. Mesmo estando no ar há muito anos, talvez seu site nunca seja indexado por uma infinidade de fatores.

Para este serviço (Search Engine Optimzers) existem profissionais que podem efetuar várias mudanças no lay-out e no conteúdo do seu site, para que ele possa ser lido pelos spiders/robots do Google e apareça numa boa posição. Se este é o seu caso, entre em contato com a Evomax Informática (http://www.evomax.inf.br/) através dos telefones 2097-6014 ou 5082-2752 e solicite um orçamento.

A seguir, daremos algumas dicas simples para melhorar o seu posicionamento no Google:

  1. Não utilize técnicas não autorizadas pelo Google (uso de palavras invisíveis, troca de links no código HTML), pois seu site poderá ser definitivamente banido das pesquisas em vez de melhorar a sua posição.

  2. Softwares que prometem cadastrar seus sites em milhares de mecanismos de busca são uma perda de tempo, em nossa opinião, já que os mais importantes são o Google e o Yahoo, e eles não têm nenhum mecanismo automático de cadastramento. O que você pode fazer é submeter seu site nestes mecanismos de busca através dos links:http://www.google.com.br/add_url.html ehttp://cade.siteexplorer.search.yahoo.com/free/submit?=.

  3. Em vez de tentar otimizar tudo num único site, é mais produtivo registrar vários domínios adicionais para otimizar cada uma delas com no máximo 3 palavras-chaves.

  4. Escolha palavras-chaves que efetivamente gerem procura, e não o que você acha que os clientes irão procurar. Se sua empresa se chama João Fulano advogados Ltda, tente indexar o site para palavras-chaves como "serviços jurídicos" ou "advogados" e nunca para o nome da empresa "João Fulano".

  5. Todo site tem um campo destinado às metatags. Estas linhas são varridas pelos robots do Google e são muito importantes para o bom posicionamento do seu site. Nunca desperdice estes espaços colocando o nome da sua empresa. Em vez disso, coloque as palavras-chaves que deseja indexar.

  6. Domínios xxx.com.br são melhores do que xxx.com para serem indexados no Google Brasil. O Google sabe que as extensões xxx.com.br são do Brasil e naturalmente entende que os sites do próprio país são mais relevantes do que um site xxx.com originários dos Estados Unidos.

  7. Evite sites feitos em flash. Apesar de bonitos, eles são muito pesados e os robots do Google tem dificuldades em ler o seu conteúdo. Use sites leves com design coerente e muito, muito conteúdo relavante.

  8. Se seu site é feito em vários idiomas, não use a tela principal para que o usuário escolha o idioma preferido. Isto é um erro imperdoável, pois a página principal é a página de entrada e mais relevante do website! Em vez disso, use o idioma principal e dentro dele, deixe links (com bandeiras, por exemplo) para que o usuári possa escolher outro idioma.

  9. Atualize constantemente o seu site. Se possível, crie um blog ou fórum com um link para o seu website principal e use-o como âncora. Blogs são fáceis de usar e podem ajudar na indexação do seu site.

  10. O Google Adwords tem um manual muito extenso e detalhado para usar os links patrocinados em toda sua plenitude. São mais de 200 páginas com informações muito importantes. Leia-os e economize na sua campanh CPC (Custo por Clique).

  11. Em vez de usar uma campanha única no Adwords, crie campanhas por período (manhã, tarde, noite) e dilua sua verba em cada uma delas. Ficará mais fácil verificar em qual horário seus clientes mais procuram seus anúncios. Pode ser eficaz para se prevenir contra cliques fraudulentos da concorrência em algumas ocasiões.

  12. Use o Google Analytics para monitorar as visitas do seu site. É uma ferramenta muito poderosa para evitar jogar dinheiro fora com campanhas não produtivas. Se você quiser uma consultoria para usar o Google Adwords em toda sua plenitude ao menor custo possível, entre em contato com a Evomax (http://www.evomax.inf.br/) através dos telefones 5082-2752 ou 2097-6014 e solicite um orçamento.

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